sábado, 13 de novembro de 2010

O VOTO BRANCO

Circula na NET uma petição sobre a utilidade do voto em Branco e de que seja o mesmo considerado um voto útil. Site :

Tenho recebido alguns e-mails de pessoal amigo sobre o assunto. Aceito todas as opiniões e até a boa vontade dessas mensagens, mas a minha opinião não é essa, pelo aqui deixo o que penso sobre o assunto e que tem sido a resposta a todos os meus amigos.



Como estamos num país de opinião livre, democraticamente todos somos livres de ter as nossas opiniões e de emitir as mesmas e apesar de estar em desacordo contigo, acho que o voto em branco nada significa.
Que estamos em desacordo com os que votam?
Concerteza de que sim e concerteza de que não.
Porquê? Não sei explicar, mas apenas o sentimento de que o voto em branco apenas nada adianta e só baralha.
Será que tem o mesmo significado do voto nulo? Concerteza de que não, pois um voto nulo tem muito mais significado de que um voto em branco.
Analisando friamente a questão e isto é uma mera opinião pessoal, o voto em branco poderá significar de que se está em desacordo com tudo e todos ma não temos opinião. O voto nulo, pode significar a mesma coisa, pois a experiência que tive de anos e anos em mesas de eleições tive a percepção de que o voto nulo pode-o ser de muita maneiras. Ou porque a pessoa não vota cumprindo as regras de cruz nos quadradinhos. Ou faz a marca fora dos quadradinhos. Ou pura e simplesmente ANULA o seu voto. Como? TRAÇANDO O BOLETIM DE CIMA A BAIXO E CORTANDO TODO O SEU CONTEÚDO. Será este voto mais expressivo do que o voto em branco?
Na minha opinião é!!!
A medida séria e justas seria, na minha perspectiva o OBRIGATORIEDADE DO VOTO e que no boletim fosse incluído um quadradinho com a indicação de OUTROS.
Mas tudo isto daria pano para mangas, como se diz e infelizmente continuaria a não nos levar a lado nenhum.
Aceito que concordes, mas não posso em consciência estar de acordo. Queres a minha opinião e vou dar-ta esperando que não te ofendas - NA SITUAÇÃO EM QUE A GENTE SE ENCONTRA NEM 50, DIGO CINQUENTA SALAZARES ENDIREITAVAM ESTA PORCARIA.



Sem comentários:

Enviar um comentário