sábado, 30 de abril de 2011

OS MABECOS






Os mabecos são animais gregários não territoriais que vivem em matilhas de até 40 elementos, em média 7 a 15. A estrutura social do grupo é altamente definida, com um casal alfa no topo que controla as hierarquias separadas de machos e fêmeas. Em geral as matilhas têm maior proporção de machos.

Cerca de metade dos machos juvenis permanece sempre junto dos pais; os restantes abandonam o grupo natal para formar uma nova matilha.

As matilhas de mabecos são invulgarmente pacíficas. Conflitos entre membros do grupo são muito raros e em geral limitados à hierarquia.

Os mabecos têm preocupações sociais únicas nos predadores africanos. Se um membro da matilha está doente ou a recuperar de ferimentos, é alimentado pelos restantes e protegido de eventuais ataques.

Os mabecos caçam em grupo e através do trabalho de equipa combinado com grande resistência física, conseguem abater animais de dimensões muito maiores.

As suas presas favoritas são antílopes de médio porte, e grandes herbívoros velhos, jovens ou feridos.

Os mabecos só se alimentam das presas que eles próprios matam. São ainda exclusivamente carnívoros, e mesmo em alturas de escassez não se alimentam de insectos. Após uma caçada, o grupo caçador regressa à base da matilha.


Aquilo que se encontra acima referido é simplesmente a realidade da natureza. Existe em África, sobretudo nas planícies do interior nos mais diversos Países.
Agora podem interrogar-se:
" O que é que isto tem a ver connosco?"

Pois eu acho que tem muito. Apenas há que utilizar um pouco a imaginação e adaptá-la à realidade vivida no nosso País.

Activem um pouco a memória e vejam onde e como se pode estabelecer esta relação que presentemente nos é dada observar.

Só existe uma pequena diferença entre a realidade africana e a nossa.

Lá os mabecos não se comem uns aos outros.




Sem comentários:

Enviar um comentário